domingo, 27 de dezembro de 2009
Crises de Asma e visitas à emergência.
O artigo foi publicado no Jornal de Pneumologia da SBPT, dezembro de 2009, número 35 volume 12 e leva a assinatura de um grupo muito especial e produtivo da Pneumologia baiana:Heli Vieira Brandão, Constança Sampaio Cruz, Murilo Cerqueira Pinheiro, Edgar Adolfo Costa, Armênio Guimarães, Adelmir Souza-Machado, Álvaro Augusto Cruz.
Um artigo que deixa claro o papel da educação nos cuidados com a saúde e, óbvio, não só na saúde, como peça chave para o desenvolvimento de nosso país.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Curso à Distância para Gestores do SUS
As inscrições vão até 24 de janeiro de 2010 e o edital pode ser acessado aqui.
A duração do curso é de março a julho de 2010.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
2010. O Ano do Pulmão
O presidente da European Respiratory Society, Nikos Siafakas, divulgou na tarde desta quinta feira, dia 17/12, nota oficial conclamando a todos a se unirem ao esforço das principais sociedades de doenças respiratórias do mundo no projeto 2010. O Ano do Pulmão.
Esta campanha foi oficialmente lançada na 40ª Union World Conference on Lung Health, realizada em Cancun, Mexico e tem como propósito aumentar a consciência sobre a importância da saúde pulmonar, incentivar a criação de políticas públicas para a prevenção e tratamento das doenças pulmonares bem como estimular maior investimento nesta área.
Um site detalhando as diversas ações e parceiros já está no ar e merece a visita e participação.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Medicos fora do Conselho Nacional de Saúde
Com o objetivo de esclarecer à sociedade sobre os motivos que levaram à decisão de não se candidatar às eleições no Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Nacional dos Médicos (FENAM) vêm a público informar que:
1. A decisão tomada expressa discordância com relação ao processo eleitoral proposto, que vincula a representação de seus membros a negociações e acordos políticos, desconsiderando a qualificação técnica das diversas profissões de saúde que deveriam, obrigatoriamente, participar deste importante fórum de controle social e, portanto, de deliberações fundamentais sobre o destino da saúde no nosso país;
2. As inúmeras tentativas dos médicos de continuar participando do CNS foram frustradas por estratégias e articulações estranhas aos interesses da sociedade brasileira;
3. A tensão existente neste processo confirma a tendência de alguns grupos que compõem o plenário do CNS de antagonizar-se com a classe médica, na tentativa de reduzir e eliminar a natureza essencial da participação destes profissionais nos debates relacionados a este setor;
4. A ausência das entidades médicas no CNS nos parece inconcebível, pois dispensa opiniões e contribuições dos mais de 340 mil médicos brasileiros, representados pela AMB, CFM e FENAM;
5. Os médicos lamentam o ocorrido e, tendo em conta o compromisso que têm com a sociedade brasileira, reafirmam sua firme intenção de voltar a colaborar como membros do CNS, desde que este volte a organizar-se em composição que o qualifique como representativo dos diferentes dos segmentos que compõem a atenção à saúde;
6. Independentemente desta triste e, esperamos, transitória situação que culmina com nosso afastamento do plenário do CNS, as entidades médicas continuarão empenhadas na defesa do SUS e irmanadas à sociedade brasileira;
7. Defendemos uma política de recursos humanos capaz de valorizar os trabalhadores da saúde e de disponibilizá-los em todas as regiões do nosso país. Defendemos financiamento que viabilize assistência universal e integral à saúde. Defendemos a implementação de políticas de gestão participativa e democrática, expressas pelo direito de decisão majoritária, em que as minorias sejam ouvidas e consideradas e todos venham a ser representados;
8. Este é o nosso compromisso em nome dos médicos brasileiros.
Associação Médica Brasileira (AMB)
Conselho Federal de Medicina (CFM)
Federação Nacional dos Médicos (Fenam)
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Por um Brasil sem Tabaco:Lei antifumo Federal precisa da sua participação
Pela importância publico abaixo o artigo do Dr. Marcos sobre esta questão. Mais informações no site Pulmão S.A.
Por um Brasil sem Tabaco:Lei antifumo Federal precisa da sua participação
13 13UTC Dezembro 13UTC 2009 — pulmaosarss
Na última quarta feira dia 09 de dezembro, a votação do Projeto de Lei (PL) 315 de autoria do Senador Tião Viana foi adiada pela terceira vez. A primeira vez foi na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e duas outras vezes na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) .
O PL do Senador Viana tem como objetivo aperfeiçoar a Lei Federal 9294 de 1996 no sentido de proibir áreas reservadas para fumar em recintos coletivos (ainda permitidos por essa lei), o que coloca essa iniciativa do Senador em sintonia com as diretrizes da Convenção Quadro para Controle do Tabaco.
A votação programada para o dia 09 de dezembro, na CCJ, novamente sofreu a interferência do Senador Romero Jucá. Ele também tem um projeto sobre essa matéria (PL 316/08) mas cuja redação infelizmente provoca um retrocesso na lei Federal,pois advoga a favor da manutenção de fumódromos,estando em desacordo com a Convenção Quadro, com a OMS e com as diretrizes do INCa, sendo por isso rejeitado pela relatora da matéria, a Senadora Marina da Silva.
O Projeto de Lei n.º 315/2008 do Senador Tião Viana está alinhado com a proposta de alteração da Lei Federal 9.294/1996, e segue normativas da Convenção Quadro, tratado internacional ratificado pelo Brasil, que visa implementar medidas legislativas, executivas, administrativas e/ou outras medidas adequadas para prevenir e reduzir o consumo de tabaco.
Leia também a opnião expressa da PULMÃO S.A em: Carta Aberta ao Congresso Nacional
A lei federal precisa de ajuste para proteção da Saúde Pública.Tabagismo envolve a responsabilidade social de todos os cidadãos brasileiros,pois a fumaça tanto ativa quanto passiva do cigarro e dos derivados do tabaco são sabidamente mortais.Repasse o link desta notícia aos seus contatos e participe desta iniciativa!
A PULMÃO S.A apóia abertamente este projeto lei.Por isso incetiva a participação de todos para que o Senado Federal aprove o mesmo.
Ligue grátis para o Alô Senado: 0800 61 2212Ou escreva um e-mail para o seu Senador: E- mail dos Senadores
Fontes:
PULMÃO S.A.- Sua Atmosfera,Sua Vida!®
INCA-Instituto Nacional de Câncer
domingo, 13 de dezembro de 2009
COPAR no Congresso Mundial de Alergia
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
COPAR na EFA e no GA²P²!
sábado, 28 de novembro de 2009
Gripe suína no Brasil e no mundo
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Sociedade Brasiliense de Doenças Torácicas com nova diretoria
O Dr. Ricardo Martins que presidiu a Sociedade neste período que ora se encerra fez um retrospecto dos dois anos de trabalho agradecendo o apoio recebido por todos os colegas.
Durante a cerimônia de encerramento das atividades com mais uma sessão clínica o Dr. Ricardo Martins ofereceu uma placa de agradecimento à equipe do laboratório GSK pelo apoio fornecido para a sociedade, ressaltando o comportamento rigoroso e ético da equipe comandada pela Sra. Andréia Ribeiro.
Esperamos grandes atividades para os próximos anos.
Abaixo, a nova diretoria da Sociedade de Brasília.
Presidente: Dr. Benedito Francisco Cabral Junior
Vice-Presidente: Dr. Mário Sérgio Nunes
Primeiro Secretário: Dra. Raquel Melo Nunes de C. Feitosa
Segundo Secretário: Dr. Ricardo Brito Campos
Tesoureiro: Dr. Eduardo Oliveira Cartaxo
Diretores Científicos: Dr. Paulo Sergio Siebra Beraldo
Dr. Paulo Henrique Ramos Feitosa
Conselho Deliberativo:
Presidente: Dr. Laércio Moreira Valença
Membros: Dr. Ricardo Luiz de Melo Martins
Dr. João Daniel Bringel Rego
Dra. Maria Margareth da S. Zembrzuski
Dr. Eduardo Felipe Barbosa Silva
Dra. Heloisa Glass
Programa de Asma de Brasilia comemora 2009
Para o próximo ano um dos objetivos é a publicação dos livros feitos por toda a equipe e que já se encontra totalmente pronto e em condições de edição, faltando apenas o apoio por parte da Secretaria de Saúde do DF para sua publicação. Vamos aguardar.
Outro ponto salientado pela Dra. Marta foi o apoio importante da equipe do laboratório GSK, tendo à frente a representante Andreia Ribeiro para as reuniões técnico-científicas do Programa.
De parabéns todos os integrantes e parceiros do Programa de Asma do DF
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Beckham admite sofrer de asma desde a infância
Futebol/Bastidores - (24/11/2009 18h46min06 )
Beckham admite sofrer de asma desde a infânciaLos Angeles (Estados Unidos)
O astro inglês David Beckham teve mais uma revelação sobre a sua vida pessoal divulgada para a imprensa. No último domingo, o meio-campista acabou sendo flagrado utilizando um inalador, após a decisão da MLS (Major League Soccer) entre o LA Galaxy e o Real Salt Lake. Nesta terça-feira, a assessoria do atleta comunicou oficialmente que ele sofre de asma desde a infância.
"David (Beckam) sofre essa doença desde pequeno, mas isso não teve nenhum efeito negativo no seu desempenho dentro de campo", resumiu Simon Oliveira, assessor do jogador, ao jornal britânico The Daily Mail.
Em nome do jogador, Oliveira espera que a imagem traga uma mensagem positiva às pessoas que sofrem de asma. "O Beckham nunca quis transformar essa enfermidade em algo público. Mas, se essa revelação convencer as pessoas que sofrem da doença de que podem alcançar grandes coisas, como muitos outros esportistas do passado e ele, será melhor."
Somado a Beckham, muitos outros esportistas sofrem da doença e conseguem superar os seus limites. Bons exemplos são o ciclista Lance Armstrong, heptacampeão da Volta da França, a maratonista britânica Paula Radcliffe, campeã mundial em Helsinque (2005), e o também meio-campista Paul Scholes, do Manchester United.
:: Anteriores
Terça, 24/11/2009
18h46 - Beckham admite sofrer de asma desde a infância
http://www.gazetaesportiva.net/nota/2009/11/24/611110.html
:: Shopping GE.Net
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Pesquisa Brasil tem série sobre asma
Agência FAPESP – O programa de rádio Pesquisa Brasil deste fim de semana continua a série de entrevistas sobre a asma, problema que afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo, com média de 250 mil mortes por ano.
A asma é o tema da reportagem de capa da revista Pesquisa FAPESP de novembro.
O entrevistado será o pneumologista José Roberto Lapa e Silva, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que vai falar a respeito da evolução do conhecimento sobre asma e sobre os testes que têm sido realizados com vacinas e novas formas de tratamentos da asma grave.
Na semana que vem, o entrevistado será Alvaro Cruz, da Universidade Federal da Bahia, que coordena o projeto ProAR, em Salvador e Feira de Santana. O projeto já atendeu mais de 4 mil pessoas e conseguiu melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir os gastos em saúde pública
Na última entrevista da série, que vai ao ar nos dias 5 e 6 de dezembro, o pneumologista do Instituto do Coração (InCor), Rafael Stelmach, conta como sua equipe está tratando pacientes com asma grave e as separando de acordo com os fenótipos.
Para encerrar a série especial, o Jornal Eldorado receberá, no dia 11 de dezembro, um pneumologista da equipe de Stelmach para responder às perguntas dos ouvintes.
O Pesquisa Brasil vai ao ar no sábado às 11h da manhã e no domingo, às 8h da manhã, pela rádio Eldorado AM (700 KHz) ou pelo site www.territorioeldorado.com.br.
O ouvinte pode participar enviando perguntas e sugestões pelo e-mail pesquisabrasil@fapesp.br. Questões respondidas durante o programa resultarão em prêmios aos autores.quinta-feira, 12 de novembro de 2009
O silêncio sobre a gripe suína
É realmente surpreendente este silêncio.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Efeitos dos corticóides inalatórios sobre o crescimento de crianças e adolescentes asmáticos
Abraço a todos.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Lactentes em risco de asma
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Levantamento de Programas de Asma
Estamos iniciando um novo levantamento e rastreamento das iniciativas em Asma brasileiras, temos 72 iniciativas ja rastreadas, mas sabemos que existem mais. Assim, por favor quem nao foi ainda contactado, preencha o questionário que pode ser obtido em http://www.sbpt.org.br/?op=paginas&tipo=pagina&secao=222&pagina=894 e envie para alcindo.cerci@gmail.com. Este processo é de importância fundamental para que possamos tracar um perfil de nossas experiencias e uma troca das mesmas, o movimento de Asma está em expansão! Abraços
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Celulas tronco para Enfisema Pulmonar
O Portal Terra, edição de 08/09, traz a notícia de que no Instituto de Moléstias cardiovasculares, de São José do Rio Preto em conjunto com a Unesp foi realizada pela primeira vez a aplicação de células tronco em pacientes portadores de Enfisema Pulmonar.
Confiram no link.
sábado, 5 de setembro de 2009
Crianças e a Pandemia da Influenza A
Feira de Santana mostra eficácia do Programa de Asma
Em artigo publicado recentemente no Jornal Brasileiro de Pneumologia, J Bras Pneumol. 2009;35(8):723-729, e intitulado Hospitalizações por asma: impacto de um programa de controle de asma e rinite alérgica em Feira de Santana (BA), os autores Heli Brandão, Constança Sampaio Cruz, Ivan Santos Jr, Eduardo Ponte, Armênio Guimarães e Alvaro Cruz mostram com grande clareza o impacto sobre a saúde pública que um programa bem estruturado pode causar.
Não deixem de ler.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
H1N1 e o COPAR
Mais importante ainda é o documento divulgado pelo Instituto de Medicina dos EUA que trata especificamente sobre a proteção aos trabalhadores em saúde em contato com casos suspeitos ou confirmados da Gripe Suína ou Influenza A. "Respiratory protection for healthcare woerkers in the workplace Against Novel H1N1 Influenza A: A Letter Report". O acesso é livre. Basta clicar aqui.
Mais um serviço do COPAR!
Como o material é extenso, ao escolher Imprimir, selecione pelo numero de páginas (sugiro 10 a 41).
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Sugestão!
Muitas vezes deixamos de pesquisar em locais tão acessíveis!
Vejam a sugestão abaixo.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Quem deve receber a Vacina?
terça-feira, 25 de agosto de 2009
asma ocupacional
Vale a pena visitar o site e ter a oportunidade de participar das discussões sobre asma ocupacional.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Goiânia dá grande exemplo
Durante o evento foi distribuída uma carta dirigida aos agentes comunitários de saúde, carta esta, que segundo a Dra. Heicilainy Del Carlos Gondim, reflete com clareza a filosofia do programa.
sábado, 15 de agosto de 2009
Trabalhadores em Saúde e a nova gripe
Deem uma olhada lá.
Mais sobre a Influenza A
Os artigos apresentam os casos, suas intercorrências, achados radiográficos e laboratoriais mais frequentes e ainda, uma análise de como o México se preparou para enfrentar esta pandemia.
Vale a pena ler estes dois artigos que estão com acesso livre no jornal em texto integral.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
OMS reitera orientação inicial sobre medicação para a Gripe
Este documento orienta para o manejo adequado da doença e fica mais importante com a publicação no dia 10 de agosto corrente da edição da BMJ com o artigo "Neuraminidase inhibitors for treatment and prophylaxis of influenza in children: systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials" (BMJ 2009;339:b3172), sobre os efeitos do tratamento com as drogas existentes em crianças bem como na transmissão da doença.
O artigo, que tem como desenho, a revisão sistemática e metaanálise está disponível para acesso livre integralmente. Basta clicar nos links.
Saúde Pública: entre porcos e cavalos
Saúde pública: entre porcos e cavalos
A primeira pandemia de influenza no século XXI, declarada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), tem realmente assustado muitas pessoas pelo mundo afora. No Brasil, a desconfiança e a falta de informação generalizam-se.
Poucos dados comparativos em relação aos demais tipos gripes são divulgados, e quando são, o fato repercute pouco. Por exemplo: há duas semanas foi noticiado que no ano de 2008 morreram 17 pessoas por dia em São Paulo de outros tipos de gripe e ninguém se amedrontou! O que nos leva à desconfiança em relação ao pânico criado em torno do vírus influenza A H1N1: o que estará por trás das manchetes da mídia e da histeria global?
Tendo sido detectada inicialmente nos EUA e no México, a chamada gripe suína se espalhou pelo globo, mobilizando autoridades sanitárias e amedrontando grande parte da população mundial. Recorrentemente, ora aqui e outra ali, o medo evolui para o pânico irracional, que é hoje planetário. De modo que se torna indispensável racionalmente tentar entender melhor esses fatos. Senão, vejamos!
Tornou-se senso comum entre nós que o único remédio para a tal gripe é o hoje mundialmente conhecido Tamiflu, cujo princípio ativo é o fosfato de oseltamivir e sua patente pertence a uma indústria farmacêutica, a Roche, a qual, para a sua felicidade e de seus acionistas, não está tendo condições estruturais para atender à imensurável demanda. Tanto que recente comunicado a Roche disse em nota que “A produção de Tamiflu foi aumentada para alcançar um resultado máximo de 36 milhões de kits por mês, equivalente a 400 milhões de kits de tratamento (4 bilhões de cápsulas) por ano.”
Contudo, o que é pouco divulgado é que a empresa que patenteou o tão desejado Tamiflu, em 1996, foi a companhia farmacêutica norte-americana Gilead Sciences. Um ano depois, Donald Rumsfeld, que era integrante da direção da empresa desde 1968, foi nomeado seu presidente, posto ocupado até 2001, quando assumiu a Secretaria de Defesa do Governo Bush. O mesmo governo que em 2005 destinou mais de um bilhão de dólares para a produção de mais 20 milhões de doses de Tamiflu, sob o argumento de defender a saúde do povo americano.
De fato, a saúde pública virou um grande negócio, que foi otimizado com a pandemia causada pelo influenza A H1N1. Para não ficar atrás, o Brasil repete a vergonhosa prática politiqueira de privilegiar as elites com os recursos públicos.
Em época de pandemia, com o número de mortes no país crescendo, soube-se que o evento AOIHS (Athina Onassis International Horse Show) 2009, uma competição que reúne a fina flor da elite mundial, recebeu verba pública. Entre os números divulgados se fala em R$ 9.000.000,00.
Considerando que o SUS teria condições de fazer o exame de sangue de reação em cadeia de polimerase – conhecido como PCR, do inglês, polymerase chain reaction -para detectar o virus H1N1 a um custo aproximado de R$ 20,00, poderíamos utilizar esse dinheiro para fazer simplesmente 450.000 exames, o que permitiria um estudo epidemiológico adequado para nortear as ações públicas para controle da pandemia em nosso país.
Por que não se faz isso? Porque os governantes parecem ter um estranho fetiche por cavalos. Já dizia o presidente João Figueiredo que preferia o cheiro de cavalo ao cheiro de povo. Talvez ele apenas seguisse o Imperador Romano Calígula, que nomeou seu cavalo Incitatus como senador. Uma escolha que, diante da situação atual do Senado, poderia até ser considerada sensata. Não admira, portanto, que governos federal, estaduais e municipais prefiram acolher cavalos ao invés de socorrer o povo.
Temos assim, duas injustiças. A injustiça maior, sofrida pelo povo, tanto por governantes que gastam mal recursos que poderiam salvar vidas em favor do divertimento de abastados, como por autoridades públicas que se omitem em fiscalizar e coibir essa festa mórbida. E, reconheçamos, a injustiça menor sofrida pelo porco, que nessa história empresta indevidamente o nome à gripe e tem usurpada, mais uma vez, sua exclusividade em chafurdar no lodo.
Marcos Francisco Martins – filósofo e doutor em Educação
Liris Delma de Lima e Silva Azevedo – médica e mestre em Educação
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Influenza A e o COPAR
Outro site da maior importância e com muitas informações sobre a Influenza A é o site Flu.gov, do U.S. Department of Health & Human Services.
Também a Biblioteca Virtual da Saúde está com uma página muito bem construída e com informações da mais alta relevância para este momento.
Vamos ficar atentos.
domingo, 9 de agosto de 2009
Dia dos Pais!
COPAR em São José do Rio Preto
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Ministério atualiza dados sobre Influenza A
Também de importância fundamental é o protocolo revisado, publicado em 15 de julho pelo Ministério da Saude. Você pode acessar pelo link: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/influenza_protocolo_revisado_15jul2009.pdf
Vale a pena ler.
Medicamentos para asma em Brasilia
Fica o registro para futuras comparações onde o beneficiário maior é a saúde do Brasil.
Mais um serviço do COPAR.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Belissima!
Este espírito de integração é a cara de cada um de nós!
A alegria de encontrar um parceiro em situações inesperadas nos ajuda a continuar na dança!
Nem sempre no ritmo que gostaríamos, mas no ritmo que é possível!!
Abraços!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=0UE3CNu_rtY
sábado, 25 de julho de 2009
Dia Nacional de combate a Asma no Rio de Janeiro
Parabéns a todos pelos excelentes trabalhos que estão desenvolvendo. Tivemos a nossa comemoração do Dia Nacional de Controle da Asma no RJ no dia 01 de julho em decorrência da agenda do nosso Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil do RJ.
Nesta data tivemos a participação de queridos e ilustres amigos, Paulo Camargos e Álvaro Cruz. Iniciamos também neste mês de julho a implantação da aerossolterapia nas 4 grandes emergências do RJ.
Um abraço a todos.
Solange Valle
Copar se reúne em São Paulo
A cada dia fica mais evidente a necessidade da participação popular, ou seja, dos usuários, na defesa do SUS e de seus programas.
Assim, profissionais de saúde, usuários e gestores devem discutir com mais frequência a eficiência dos programas públicos e as medidas necessárias para fortalecê-los.
Esse foi um dos principais assuntos discutidos pelo COPAR neste sábado em São Paulo. Fortalecer a partipação dos usuários na construção e na defesa dos programas públicos de Saúde é uma das missões do COPAR.
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Pedro Paulo Rangel alerta sobre o cigarro
Brasilia faz caminhada pela Asma
A festa foi organizada pela Dra. Marta Guidacci e contou com o apoio dos coordenadores regionais, dos Laboratórios Chiesi, Merck, GSK, Novartis, Sanofi-Aventis, Sabin e pela primeira vez contou também com o apoio de Clinicas Privadas de Pneumologia que formalizaram desta forma o reconhecimento a um programa público de qualidade.
No site da Secretaria de Saúde (www.saude.df.gov.br) o registro com fotos do evento feito pela competente e dedicada equipe da Comunicação Social.
domingo, 21 de junho de 2009
13ª Jornada Contra Asma em São Paulo.
O ponto alto foi a apresentação da peça de mímica "Asma em gestos". Houve uma grande interação com o público que após a peça, pode esclarecer as dúvidas com os profissionais ali presentes.
sábado, 20 de junho de 2009
Continua a Semana da Luta contra a Asma em Brasília.
Amanhã, domingo 21 de Junho, Dia Nacional de Combate à Asma, realizaremos a 5ª Caminhada do Paciente Asmático no Parque da Cidade, no estacionamento 12, em frente à Administração a partir das 9h.
Contamos com a sua presença e de seus familiares.
Cordial abraço,
Marta Guidacci
Obs: Amanhã, às 7h, no Globo Comunidade falaremos sobre Asma, o Programa de Asma do DF e teremos 2 depoimentos de superação da Asma.
Não percam!
terça-feira, 16 de junho de 2009
Respira Londrina na Luta Contra a Asma
Grupo de Asma de Grupo Hospitalar Conceição-RS
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Fotos de Brasilia
Semana de asma em Brasilia
Uma grande vitória para a equipe do PAPA-DF!
domingo, 14 de junho de 2009
Dia Nacional da Asma São Paulo
Na oportunidade serão feitas adesões de novos membros e serão distribuidos materiais educativos e serão sorteados espaçadores, capas de travesseiros e de colchão, DVD educativos e um aspirador de pó.
Aguardamos um grande número de pessoas pois o parque do Ibirapuera é um dos programas preferidos do povo paulistano nos fins de semana , e na edição de 2008 tivemos um público estimado de 1.000 pessoas!
Asma em Brasília
A redução na internação de pacientes com Asma na rede pública é uma prova inequívoca do quanto vale o trabalho, a dedicação e o compromisso com a saúde pública feito por um grupo de profissionais de saúde.
Parabéns a todos os que contribuem para a continuidade e sucesso do programa!
sábado, 13 de junho de 2009
Asma em Goiânia
Congresso de Pediatria discute Asma e Saúde Pública
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Asma em Goiânia - Catavento em ação
Aproveito a oportunidade para cumprimentar a Secretaria de Saúde e os colegas de Brasília, especialmente Dra Martinha Guidacci, pelo excelente trabalho realizado neste ano e desejar-lhes muito sucesso no Evento de Comemoração do Dia Nacional de Combate a Asma em Brasília.
Att
Dra Heicilainy Gondim
Médica pneumologista coordenadora do Programa de Controle da Asma em Goiânia- Secretária Municipal de Saúde de Goiânia
Fone (62) 35241604
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Auto Motivação - Pense a respeito
(texto enviado pelo Adelmir Machado e pela Rosana)
A pessoa incapaz de motivar a si mesma deve conformar-se com a mediocridade, não importando quão impressionantes sejam seus outros talentos.
Andrew Carnegie (Magnata e filantropo)
Se você quer viver uma vida completa e realizada, precisa ter consciência de que a auto-motivação é essencial. Você precisa aprender a se motivar. Deve ser capaz de manter seu espírito feliz, não importando quão desencorajadora seja a situação. Esse é o único modo de conseguir a força necessária para superar as dificuldades. Aqueles que perdem a coragem em momentos de dificuldade, certamente perderão depois que a batalha terminar.
A questão é: como você pode se auto-motivar?
Aqui estão algumas dicas que consideramos eficazes para realizar a auto-motivação:
1. Adote uma causa
Não se pode imaginar uma fonte de motivação mais forte do que uma causa que você defenda. Ela pode inspirá-lo a dar o máximo de si mesmo quando enfrentar as dificuldades. Ela poderá fazê-lo realizar coisas aparentemente impossíveis.
Existem causas que podem inspirá-lo momentaneamente. Você deve encontrar uma que o atinja a alma e que o inspire infinitamente. Assim, será uma fonte de motivação inesgotável. Quando sentir que está ficando desmotivado, poderá sempre recorrer à sua causa para obter uma nova dose de motivação.
2. Tenha um sonho. Um grande sonho.
Só posso subir até onde alcanço, só posso ir até onde desejo, só posso enxergar até onde procuro, só posso ser aquilo que sonho.
Karen Ravn (Escritora e jornalista)
Embora sua causa seja uma fonte motivacional potente, ela é de natureza abstrata. Você precisa torná-la concreta, convertê-la num sonho. Imagine como o mundo será no futuro. Imagine como as pessoas viverão e trabalharão. Ter um sonho é importante porque é difícil estar motivado se você não tiver um alvo definido. Pense nas pessoas que jogam basquete. Será que elas estarão motivadas se não houver uma cesta como meta? Certamente não. Elas precisam de um objetivo. Você precisa de um objetivo. Para isso serve o seu sonho.
Mas apenas ter um sonho não basta. Ele deve ser grande o suficiente para inspirá-lo. Deve ser realista, porém desafiador. Deve exigir que você enfrente situações desconhecidas.
3. Deseje muito
Só querer alguma coisa não é suficiente. Você deve ter um desejo voraz. A sua motivação deve ser absolutamente compulsiva, de forma a superar os obstáculos que fatalmente surgirão.
Les Brown (Escritor e palestrante)
Para estar realmente motivado, você deve desejar intensamente e não apenas querer. O simples fato de querer não o ajudará a atravessar as dificuldades, pois não traz em si força suficiente. Em muitos casos, a intensidade do desejo é que faz a diferença entre os que se destacam e o resto.
E como você desenvolve esse desejo? A sua causa e o seu sonho desempenham um grande papel nisso. Se você tem uma causa que lhe é importante e um grande sonho ligado a ela, você terá esse forte desejo dentro de si. Se você achar que seu desejo está esfriando, tudo o que precisa fazer é conectar-se novamente à sua causa e ao seu sonho. Deixe que eles o inspirem e tragam o desejo de volta.
4. Corra sua própria corrida
Eu não tento dançar melhor do que ninguém. Só tento dançar melhor do que eu mesmo.
Mikhail Baryshnikov (Bailarino russo)
Comparar-se aos outros é uma forma eficaz de desmotivar-se. Mesmo que você comece com entusiasmo, logo perderá a energia quando comparar-se aos outros.
Não deixe isso acontecer a você. Como você tem a sua própria corrida, o desempenho dos outros torna-se irrelevante. Comparar-se aos outros é o mesmo que comparar um corredor com um nadador, usando o mesmo padrão de tempo. Eles são diferentes, então como podem ser comparados um ao outro?
Seu único competidor é você mesmo. Você é a única pessoa a quem precisa superar. Pergunte-se: você tem mesmo certeza de que já fez o máximo que podia?
5. Dê mais um passo
O sucesso não é definitivo, o fracasso não é fatal: é a coragem de continuar que conta.
Winston Churchill (Político e estadista inglês)
Quando você encontrar obstáculos ao longo do caminho, poderá sentir a tendência a desistir. Poderá achar muito difícil seguir em frente. Poderá achar que seu sonho é impossível de atingir. Mas é aí que você pode perceber a diferença entre vencedores e perdedores. Embora ambos enfrentem as mesmas dificuldades, há uma coisa que torna diferentes os vencedores: a coragem de continuar.
Em situações difíceis, concentre-se em dar mais um passo adiante. Não pense em terminar a corrida. Não pense nos obstáculos que ainda estão à sua frente. Apenas concentre-se em dar o próximo passo.
6. Deixe o passado para trás
Termine cada dia e o dê por encerrado. Você fez tudo o que podia.
Ralph Waldo Emerson (Escritor, filósofo e poeta)
Acredite ou não, um dos maiores desmotivadores é o seu passado. Ele pode puxá-lo para baixo sem que você perceba. A lembrança, o arrependimento e o sentimento de culpa pelo que passou podem tornar-se um fardo pesado em seus ombros.
A boa notícia é que é um fardo que você não precisa carregar. Tire-o dos ombros e deixe-o. Você pode ter cometido erros no passado. Pode ter decepcionado outros com seus atos. Mas isso acabou. Já está no passado e não há nada que se possa fazer sobre isso.
Hoje é um novo dia e você tem a chance de reiniciar. Não importa quão ruim tenha sido sua vida até aqui; você ainda tem um futuro promissor à sua espera. Só não deixe que o peso do passado o impeça.
Aplique essas dicas para se motivar. Você não precisa se conformar com menos. Deixe que sua auto-motivação lhe leve aonde você merece chegar.
Dia Nacional da asma em Salvador
Confira a agenda do dia 18 de junho e venha nos prestigiar
- 18/jun.
- Concentração no PULMÃO de Salvador - Centro de Saúde Carlos Gomes (8:00h)
- I Caminhada FÔLEGO SALVADOR (8:30h)
- Confraternização: Café da Manhã no Centro Cultural de Salvador (9:00h)
- Fórum de debates ASMA em Salvador: Presente e Futuro (10:00)
Assembléia para leitura e discussão do estatuto da ABRA-BACentro Cultural da Câmara dos Vereadores (Praça Municipal)
A Bahia terá uma Associação de Asmaticos
Até então este grupo de pacientes tem conquistado vitórias expressivas para os cidadãos que buscam o DIREITO DE RESPIRAR organizados em 1 Comitê.
A leitura do estatuto fará parte de uma série de atividades abertas ao público e contará também com a presença de convidados do COPAR, Sociedades Médicas Locais, representantes das Escolas Médicas da Bahia, profissionais das áresas de Fisioterapia, Enfermagem, Assistência Social e autoridades Municipais e Estaduais.
Pacientes, familiares de pacientes e a comunidade de Salvador agradecem!
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Dia Nacional da Asma
Uma extensa programação que começará com uma cerimônia oficial no dia 15 de junho terminará no dia 21 (domingo) com uma caminhada no Parque da Cidade.
sábado, 23 de maio de 2009
Asma tem queda de internações no Brasil
terça-feira, 19 de maio de 2009
Felicidade interna Bruta
domingo, 3 de maio de 2009
PROAR-UFBA COMEMORA O DIA MUNDIAL DA ASMA
Este evento será apoiado pelo Programa de Controle da Asma na Bahia (ProAR) e contará com a presença de experts em asma de todo Brasil. O COOPAR estará maciçamente representado neste encontro que discutirá também as experiencias exitosas de controle da doença em todo território nacional e as ações futuras da luta incansável contra a asma.
O evento abrirá um forum de discussão amplo entre os profissionais de saúde, gestores públicos, pacientes e seus familiares.
Resumo da programação
Plano de Ação Global contra a Asma Dr Alvaro A. Cruz, Membro do Comitê Executivo da GINA
O Programa para o Controle da Asma na Bahia (ProAR) Moderadora: Dra Zuleid Mattar (SP)
Impacto do ProAR nas internações por asma Dr Adelmir Souza‐Machado –Coordenador do ProAR
Custo da asma para o SUS e para as famílias Dra Rosana Franco – Pesquisadora do ProAR
Outros Experiências Brasileiras Moderador: Dr Guilhardo Fontes (BA)
Controlando a asma grave no INCOR/USP Dr Alberto Cukier (SP)
Impacto do Programa de Asma em Brasília Dr Mário Sérgio Nunes (DF)
Conferência Controlando a Asma em Crianças Dr José Dirceu Ribeiro
Entrevista coletiva – Controle a sua asma
terça-feira, 17 de março de 2009
Asma revisitada
sábado, 14 de março de 2009
DPOC é a quinta causa de morte acima dos 50 anos
sexta-feira, 13 de março de 2009
Erros em administração de drogas
quinta-feira, 12 de março de 2009
Exposição ao Ozônio, morbidade aumentada em doenças respiratórias
Deverá ser um dos assuntos mais comentados pela imprensa especializada nos próximos dias.
Fique por dentro.
Mepolizumab em Exacerbações de Asma
domingo, 1 de março de 2009
Congresso sobre Medicina baseada em evidências
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no site da organização do evento http://www.centrocochranedobrasil.org.br/congresso/objetivos.php.
sábado, 28 de fevereiro de 2009
PIRO, um novo escore para PAC?
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Asma no DF
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Curso de Atualização em Asma - 2009
10 anos do Programa de Asma de Brasília
Brasília conta hoje com 26 centros de referência em Asma e o impacto das ações se demonstra facilmente pela diminuição importante no número de internações por asma nos hospitais públicos do DF.
900 internações deixaram de ser feitas no ano de 2007 com inegável economia para o SUS com liberação dos leitos para outros pacientes.
As reuniões para o planejamento das comemorações e para a Semana de Asma de 2009 já começaram. O calendário e os temas das reuniões científicas já estão prontos e logo estarão disponibilizados aqui no Blog.
Parabéns a todos os coordenadores do Programa de Asma de Brasilia.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Congresso Internacional de Promoção da Saúde, no México
O Congresso tem o objetivo de oferecer espaços para pessoas e instituições públicas e privadas interessadas em analisar e debater temas como os Determinantes de Saúde e Políticas Públicas; a Promoção da Saúde no contexto da Atenção Primária e a formação de Recursos Humanos, dentre outros.
Maiores informações no site: http://www.cips.org.mx
É o COPAR fazendo a sua parte na divulgação dos eventos que fortalecem as políticas públicas de Saúde!
“I Simpósio Internacional de Farmacoeconomia no SUS em Minas Gerais
Esse é o título do encontro organizado pelo Nescon – Núcleo de educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG com o apoio do Governo de Minas Gerais, da Unifesp e do MS e que ocorrerá de 11 a 13 de maio (segunda a quarta) em Belo Horizonte, uma excelente oportunidade de se discutir com especialistas de todo o Brasil o papel da Farmacoeconomia em questões como assistência farmacêutica no SUS, a gestão do gasto farmacêutico e inovação em saúde, entre outros temas.
As inscrições têm preço atraente e variam de acordo com a situação do participante, se estudante, profissional do SUS ou outros ( valores entre R$ 50,00 a R$ 190,00).
Para saber mais sobre esse oportuno encontro visite http://farmacoeconomia.saude.mg.gov.br/
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Dr. Who?
Seu paciente sabe o seu nome?
Um estudo feito por Vineet Arora e col. publicado no final de janeiro em Archives of Internal Medicine vol 169 nº2 mostra que a maioria dos pacientes internados em um hospital geral desconhece o nome de seus cuidadores logo após a alta.
É bem provável que o mesmo esteja acontecendo por aqui.
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
COPAR - voz para os programas de asma
Ao criarmos o blog tínhamos em mente abrir um espaço mais vibrante e moderno de discussão e visibilidade para os programas de asma no Brasil.
Identificar os programas existentes, as dificuldades encontradas,
documentos e protocolos já validados e em execução, atividades desenvolvidas, enfim,
proporcionar uma troca intensa de conversas fortalecendo ainda mais os laços
que nos aproximam.
O COPAR, é bom sempre reforçar, jamais se propôs ou se propoe a substituir ou competir com qualquer sociedade científica ou de especialidade. O COPAR existe, para junto com as sociedades, gestores e profissionais de saúde comprometidos com a assistência aos pacientes portadores de asma e rinite, estimular discussões, facilitar a abertura de novos programas e fortalecer os já em execução.
O Blog é um espaço livre onde o assunto principal será sempre a Asma, mas como todo blog, é um espaço dinâmico onde teremos espaço para um pouco de tudo, cultura, dicas de viagens, congressos, encontros, enfim, tudo para tornar nossa vida um pouco mais alegre e feliz.
BOM 2009 para todos!