domingo, 3 de maio de 2009

PROAR-UFBA COMEMORA O DIA MUNDIAL DA ASMA

No Brasil, o dia Mundial da Asma será comemorado no próximo dia 5 de maio com a realização do Seminário "Controlando a Asma", -Iniciativa Global contra a Asma (GINA) na Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia.
Este evento será apoiado pelo Programa de Controle da Asma na Bahia (ProAR) e contará com a presença de experts em asma de todo Brasil. O COOPAR estará maciçamente representado neste encontro que discutirá também as experiencias exitosas de controle da doença em todo território nacional e as ações futuras da luta incansável contra a asma.
O evento abrirá um forum de discussão amplo entre os profissionais de saúde, gestores públicos, pacientes e seus familiares.
Resumo da programação
Plano de Ação Global contra a Asma Dr Alvaro A. Cruz, Membro do Comitê Executivo da GINA
O Programa para o Controle da Asma na Bahia (ProAR) Moderadora: Dra Zuleid Mattar (SP)
Impacto do ProAR nas internações por asma Dr Adelmir Souza‐Machado –Coordenador do ProAR
Custo da asma para o SUS e para as famílias Dra Rosana Franco – Pesquisadora do ProAR
Outros Experiências Brasileiras Moderador: Dr Guilhardo Fontes (BA)
Controlando a asma grave no INCOR/USP Dr Alberto Cukier (SP)
Impacto do Programa de Asma em Brasília Dr Mário Sérgio Nunes (DF)
Conferência Controlando a Asma em Crianças Dr José Dirceu Ribeiro
Entrevista coletiva – Controle a sua asma

9 comentários:

Adelmir MAchado disse...

O DIA MUNDIAL DA ASMA foi um sucesso. Fizeram-se presenrtes 183 pessoas entre profissionais da área de saúde, gestores públicos e pacientes.
Representantes do COPAR Dr. Maio Nunes e Dra. Zuleid Mattar deram enorme contribuição ao relatarem suas experiencias com o Programa de Asma do Distrito Federal e da ABRA-SP

Unknown disse...

Foi uma surpresa o grande número de usuários presentes ao evento. Isto mostra sem sombra de dúvida o excelente trabalho que o ProAr vem desenvolvendo em Salvador e que é um exemplo para todos os que trabalham nesse campo.

Zuleid Dantas Linhares Mattar disse...

Parabéns ao PROAR pelo belo trabalho e pela brilhante iniciativa!
Foi uma alegria presenciar tantos pacientes engajados na luta por uma melhoria na qualidade de vida e no acesso aos medicamentos! Nada tem uma força maior do que a voz de quem sofre, nesta luta que é de todos nós, médicos, pacientes e gestores públicos!

Anônimo disse...

Israel - israeldp@ig.com.br - Moro em são Paulo e já faz oito meses + ou - que parei de usar a bombinha e não tenho mais as crises de asma porque parei de tomar leite e cortei a maioria das coisas que continham leite como sorvetes iorgutes ou vitaminas a base de leite, fiz este comentario com uma amiga que tem asma tambem, ela fez o teste em parar de tomar o leite e não teve mais crize tambem.

Unknown disse...

boa tarde...gostaria de saber como faço ´para mim entrosar nese programa da PROAR..ppis sou asmatica e ñ sei como fazer..abraços

Unknown disse...

como faço para mi tornar membro do programa proar?

Unknown disse...

boa tarde!
gostaria de saber o q faço para mim tornar menbro do programa proar em salvador?

Mickinha disse...

Sou Alcy cardoso Tenho uma filha de 06 anos e preciso cadastra-la nesse programa em Salvador como faço?

Unknown disse...

Sugiro que vc procure o Pro Ar, na UFBa. Pode também entrar em contato com o Dr. Alvaro Cruz, coordenador do programa em Salvador.