sábado, 14 de fevereiro de 2009

10 anos do Programa de Asma de Brasília

O PAPA-DF completa este ano 10 anos de existência. Criado oficialmente pela Secretaria de Saúde do DF em 1999 pelo então Secretário Dr. Jofran Frejat em seus 10 anos de existência deixa evidente que é possível fazer uma saúde pública de qualidade dentro do SUS.
Brasília conta hoje com 26 centros de referência em Asma e o impacto das ações se demonstra facilmente pela diminuição importante no número de internações por asma nos hospitais públicos do DF.
900 internações deixaram de ser feitas no ano de 2007 com inegável economia para o SUS com liberação dos leitos para outros pacientes.
As reuniões para o planejamento das comemorações e para a Semana de Asma de 2009 já começaram. O calendário e os temas das reuniões científicas já estão prontos e logo estarão disponibilizados aqui no Blog.
Parabéns a todos os coordenadores do Programa de Asma de Brasilia.

5 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de parabenizar pelo Programa.Sou Enfermeiro em uma ESF e gostaria de informações sobre a implantação deste Programa em uma unidade, vez que grande parte da internações são decorrentes de problemas respirátorios que poderiam ser evitados com a implantação deste programa. Certo de contar com vossa colaboração agradeço antecipadamente. Cássio Vasconcelos. cassiovasconcelos_ucg@hotmail.com

Unknown disse...

parabens pelo programa

Unknown disse...

Sou Enfermeiro em uma Unidade ESF e gostaria de saber sobre a implantação deste programa em uma unidade de saúde, vez que grande parte das internações são decorrentes de problemas respiratórios,outro fator relevante é o grande numero de pessoas assistidas nesta unidade. Certo de contar com vossa colaboração agradeço antecipadamente. Cassio Vasconcelos

Unknown disse...

Caro Cassio,
obrigado pelos comentários. Elaborar o programa até que não é uma tarefa das mais complicadas, o difícil mesmo é manter o programa, envolver os gestores e conseguir manter os profissionais de saúde dentro do programa. A experiência de Brasília é importante e muito rica e estamos à disposição para ajudar no que for possível. Vc é de qual cidade?

Adelmir Machado disse...

Mario e amigos

O Programa de Brasilia é um dos exemplos de excelencia nesta luta contra asma.