Arquivo do blog

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Conass faz homenagem aos 20 anos do SUS

Em sua edição de setembro/outubro de 2008, o jornal Consensus, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde - Conass, faz um importante registro sobre os 20 anos do Sistema Único de Sáude. O COPAR solidário com as lutas em defesa do SUS registra aqui os principais momentos da matéria que reuniu nomes como o Nelson Rodrigues dos Santos (Nelsão), Gastão Wagner e Eugênio Vilaça.
Para baixar o texto completo basta acessar o site do Conass - www.conass.org.br.
Eugênio Vilaça ressaltou pontos importantes na história do SUS principalmente pelo fato de se colocar um fim na "figura odiosa do indigente sanitário". Vilaça chamou a atenção para o perigo da consolidação de subsistemas de saúde no Brasil prejudicando assim a Universalização preconizada nos primórdios do SUS em contraponto direto com a equidade.
Um dos pontos que merece atenção especial no artigo é o alerta de Eugênio Vilaça para a tendência que hoje se verifica no SUS de se buscar respostas e modelos " ancoradas em Unidades de Pronto Atendimento". Em tom de alerta, adverte: " isso não deu certo no mundo desenvolvido e, não obstante alguns rendimentos políticos de curto prazo, será no médio e longo prazos, um enorme fracasso sanitário e econômico".
Nelsão chamou a atenção para a importância de uma "repolitização do SUS". Entende que a repolitização é "a nossa esperança pra a sociedade já esgotada pelas desigualdades politico-sociais".
Já Gastão Wagner, apesar das dificuldades existentes, considera fundamental recompor um sólido movimento social de apoio ao SUS.

Nenhum comentário: