quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Londrina divulga relatório de atividades

O Programa Respira Londrina (Programa Municipal de Asma da cidade de Londrina) foi implantado na primeira Unidade Básica de Saúde (UBS), em novembro de 2002. Em fevereiro de 2003, a Comissão de Assistência Farmacêutica aprovou a compra de medicamentos específicos para asma, e em julho do mesmo ano foram treinadas 20 equipes de Saúde da Família de oito UBS, que também iniciaram o atendimento no Programa Respira Londrina.
Durante o ano de 2004 todas as demais UBS foram capacitadas, totalizando 39 UBS capacitadas na zona urbana de Londrina. Desde então, todos os pacientes asmáticos da cidade de Londrina têm o direito de receber tratamento gratuito e de qualidade para sua doença. Até dezembro de 2007, 5.510 pacientes encontram-se em acompanhamento médico regular pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Os pacientes são assistidos por equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde dentista e fisioterapeuta. Aqueles classificados em asma leve e moderada fazem acompanhamento na própria UBS enquanto que os portadores de asma grave ou asma de difícil controle também são atendidos por médico pneumologista no NURA (núcleo de referência em ASMA) , localizado na Policlínica Municipal de Londrina. O NURA também serve como suporte para os casos de diagnóstico diferencial atendidos na rede municipal e orienta e apóia as equipes de Saúde da Família.
O Conselho Consultivo em Asma (CCA), responsável pela coordenação do programa, é atuante no município e respaldado por projeto de Lei que o reconhece, assim como às suas funções. Todos os seus membros (médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, estudantes e farmacêutica) trabalham voluntariamente e estão bastante envolvidos no programa, participando de visitas às UBS e treinamentos oferecidos às equipes de saúde da família.
Os Objetivos do Programa consistem em reduzir o número de internações por Asma brônquica e integrar os diversos níveis de atenção à saúde. Os grandes diferenciais do Programa são: a busca ativa dos pacientes em seus domicílios, realizada pelos agentes comunitários de saúde (ACS); o recebimento de informação e educação em asma com abordagem multidisciplinar (fisioterapia, enfermagem, médico e dentista), e o controle ambiental realizado pelas equipes do PSF nas casas dos pacientes. O Programa visa, assim, a educação da família e do paciente, além de fornecer um tratamento adequado baseado nos conhecimentos científicos e, principalmente, realizar o acompanhamento clínico, funcional e social do asmático, focando a melhoria e o aumento da qualidade de vida.
Quatro anos após a expansão do programa à capacidade máxima os resultados são notáveis: a taxa de internação por Asma na cidade de Londrina foi 42,41% menor no ano de 2005 em relação ao ano de 2003 . A redução foi ainda mais significativa, 62,41%, quando se compara os anos de 2003 e 2006. A adesão ao tratamento aumentou na mesma proporção de avaliação positiva e reconhecimento por parte do asmático e de seus familiares que relatam melhora clínica e satisfação com o tratamento recebido; a redução e extinção de fila de espera para atendimento com o especialista em pneumologia e a redução do numero de atendimentos nas UBS de pacientes com doenças respiratórias.
Os avanços obtidos em Londrina renderam o reconhecimento por parte do Ministério da Saúde, que em junho de 2004 conferiu o prêmio: “Criação do Programa Municipal de Asma” - na II Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família Além disso, o interesse e vínculo acadêmico-científico (produção de trabalhos, estágio de acadêmicos da área de saúde da Universidade Estadual de Londrina e pós-graduação – mestrado e doutorado, na referida universidade) de alguns profissionais confirmando que, de um Programa eficiente, feito com prazer e qualidade, é possível participar.
I

Nenhum comentário: