sábado, 27 de setembro de 2008

Conheça o Catavento - GO

Goiânia é uma cidade relativamente jovem, 73 anos. A sua população estimada atualmente é 1.750.000 habitantes. Em estudo realizado na região, a nossa cidade teria hoje 210.000 pacientes asmáticos.
Com o objetivo de dar atendimento médico integral ao paciente asmático, tanto na crise aguda, quanto na intercrise, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia elaborou em novembro de 2004, a primeira versão do Plano Municipal de Controle da Asma em Goiânia – Catavento. Foi elaborado um projeto de capacitação específica das diferentes categorias profissionais envolvidas, definindo as competências de cada uma: médicos da emergência, médicos das UABS e UABSF, enfermeiras, técnicas de enfermagem, farmacêuticos e agentes comunitários de saúde, estimulando assim a assistência multidisciplinar.
Além dos 3 médicos coordenadores do programa, foram convocados todos os médicos pneumologistas (5) e pneumopediatras (2) da rede, para participarem como capacitadores dos profissionais de saúde. Foram criadas 5 Unidades de Referência secundária para atendimento dos pacientes asmáticos moderados ou graves e para suporte de apoio diagnóstico-terapêutico aos médicos das UABS. A equipe médica das unidades secundárias Passaram a receber os pacientes encaminhados pelas unidades de atenção básica ou de emergência, definir diagnóstico e conduta e os contra-referenciar para a atenção básica ou para as unidades de atendimento terciário: HGG ou HC conforme cada caso.
Após vencido o período de inércia para a modificação de antigos paradigmas, já podemos observar que o nosso programa começou a funcionar de forma automática, o que nos permite uma visão otimista quanto ao atendimento integral dos pacientes asmáticos em toda a rede municipal de atenção à saúde, num futuro próximo.
No momento, utilizando as portaria do Governo Federal, para tratamento da Asma Grave e para a inclusão de medicamentos inalatórios na lista da medicação obrigatória para as Secretarias Municipais de Saúde, dispomos no momento, no nosso município das seguintes medicações: beclometasona spray nasal, salbutamol e beclometasonas spray oral, associação formoterol/budesonida e salmeterol/fluicasona.
Embora ainda muito jovem, consideramos que o Programa de Controle da Asma de Goiânia - Catavento - tem avançado de forma bastante satisfatória rumo aos objetivos propostos. Esperamos, em breve, com a estruturação do sistema de informação informatizada da SMS, poder demonstrar melhores resultados do nosso trabalho, principalmente no que se refere à redução das internações, procuras pelas Unidades de Emergência e melhora da qualidade de vida dos pacientes portadores de asma do nosso município.


Necessidades do Programa, no momento:

Folders de higiene ambiental (1000 unidades).
Enquadrar os cartazes em estilo posters. Os cartazes já estão prontos (100).
Camisetas com a logomarca do programa na frente e nas costas, para uniformizar os agentes comunitários das equipes do ESF, visando estimulá-los para a busca ativa e captação dos pacientes asmáticos (1000 unidades)
Bolsas tipo pasta com alça, para serem utilizadas pelos agentes comunitários da saúde durante suas visitas domiciliares para captação de pacientes asmáticos (800 unidades)
Banners sobre inaloterapia para divulgação de que a via inalatória é a preferencial.(100 unidades).
Aparelhos de DVD para as consultas aula, palestras e oficinas educativas nas Unidades de referência (8 unidades)
Aparelho de data show para ser utilizado nas palestras e oficinas educativas, nas Unidades de referência. ( 2 unidades).
Botons com a logomarca do Programa para serem utilizados pela equipe de médicos e enfermeiras engajados no programa. (2000 unidades).





____________________________
Divisão de Doenças Crônicas Degenerativas – DDCD

Nenhum comentário: