sábado, 27 de setembro de 2008

Informe do Catavento - Importante

PROGRAMA DE CONTROLE DA ASMA EM GOIÂNIA
SMS

Informe Nº1 agosto/2008

Informação para todos colegas pneumologistas e pneumopediatras:

1. No momento, temos bom estoque de tudo: salbutamol, Beclo 250 e 50 inalatórios, Beclo nasal, Prednisolona solução oral e Prednisona comprimidos.
2. As Beclometasonas podem ser prescritas por qualquer médico da rede básica, mas só serão dispensadas nas Unidades de Referência em pneumologia, por enquanto.
3. As medicações para o atendimento da urgência: Salbutamol spray, Prednisona comprimidos e Prednisolona solução oral serão dispensadas em todas as Unidades de Urgência.
4. As medicações que foram adquiridas com recursos próprios da SMS para serem utilizadas em situações especiais como: Salmeterol 25/Fluticasona 125 spray (Seretide) só serão dispensadas com a prescrição dos médicos especialistas (pneumologistas e pneumopediatras).
5. Recebemos uma doação de 500 caixas de formoterol 6mcg / Budesonida 100mcg em pó inalável (Alenia), com vencimento para setembro de 2008. Estes medicamentos também estão disponíveis nas Unidades de Referência em Pneumologia/Pneumopediatria, mas também somente com a prescrição dos especialistas.
6. A falta de parte da medicação, neste semestre, foi devido a dificuldades de ordem burocráticas que tivemos que enfrentar durante o nosso primeiro processo de aquisição utilizando a nova portaria.
7. Em virtude da portaria 2084, temos recursos financeiros suficientes para manter a aquisição regular de salbutamol e Beclometasona nasal e inalatória.
8. A aquisição de outras opções só será feita com recursos próprios da SMS, já que a portaria 2084 só nos permite comprar salbutamol e beclometasona.
9. No nosso programa, a medicação de urgência: salbutamol spray, prednisona, prednisolona e máscaras estão disponíveis em todas as farmácias das Unidades de Urgência (CAIS e CIAMS).
10. Os medicamentos de manutenção: Beclos nasal, inalatórias de 50 e 250 só estão disponíveis, por enquanto, nas farmácias das Unidades de Referência em Pneumologia (Pedro Ludovico, Jardim América, Novo Mundo, Novo Horizonte, Campinas, Chácara do Governador e Urias Magalhães).
11. O paciente poderá retirar sua medicação de manutenção na Unidade de Referência mais próxima da sua residência.
12. Se, neste momento, faltar medicação na sua Unidade é porque a farmacêutica não está seguindo as orientações de manter um estoque mínimo de 200 frascos de tudo.
13. As farmacêuticas devem também deixar estoque à parte de salbutamol, prednisona e prednisolona para ser usado nas Unidades de Emergência durante atendimento e dispensado nas altas do PS.
14. Solicitamos que as farmacêuticas distritais enviassem um “Kit de emergência” para atendimento de urgência nos Centros de Saúde e nas Unidades do PSF.
15. Toda medicação inalatória deve ser prescrita com espaçador. Encaminhe o paciente para que a enfermeira responsável pela unidade possa orientá-lo quanto ao método correto de inalação e de confecção do espaçador artesanal.
16. Veja na diretoria a lista com os nomes das enfermeiras capacitadas na sua unidade. E as estimulem para capacitar TODA a equipe de enfermagem da unidade.
17. Em breve, iniciaremos a retirada do aerosol nas unidades. Começaremos pelas Unidades de Referência em pneumologia. Contamos com vocês.

v Continuem fazendo contra referência educativa. O papel do especialista na Saúde Pública vai muito além do simples atendimento ambulatorial de alguns pacientes que conseguem ser atendido por eles.

“ É preciso construir o amanhã com os sonhos de hoje, mesmo que deles não venhamos a usufruir. Este é o nosso destino.”Dr Edson de Andrade Pneumologista-Presidente do CFM

v Qualquer dúvida ligar na DDCD fone 3524.1604 falar com Dras Heici, Lusmaia ou Ariadne. Se preferir, enviar e.mail:
v heici@uol.com.br
v lusmaiacosta@uol.com.br
v ariadnemrocha@hotmail.com

Nenhum comentário: