sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

COPAR e a ALAT


Olá, estamos de volta depois de um pequeno intervalo arrumando a casa. Algumas novidades em breve estarão sendo inseridas nesse espaço. Para começar, uma entrevista com o Mauro Zamboni, presidente da ALAT, que nos convida para fortalecer esta importante entidade. Quem quiser saber um pouco mais depois de ler a entrevista clique no título da matéria. Ao Mauro o nosso muito obrigado pela gentileza da entrevista.

1- Como surgiu a ALAT?
A ALAT é uma associação dos profissionais latinos americanos envolvidos com as doenças respiratórias. É uma sociedade nova, com 12 anos somente. E ela nasceu da necessidade dos pneumologistas latinos americanos terem uma associação forte e que os represente e os faça ouvir junto às grandes sociedades internacionais (ACCP, ATS, ERS, APRS)

2- Qual a situação atual da ALAT?
Do ponto de vista financeiro a associação está bem. Seu aporte financeiro é proveniente dos vários cursos por ela patrocinados: DPOC, Asma, Sono, Tabagismo e o de Infecções Respiratórias, em vias de se concretizar.
Do ponto de vistas administrativo e organizacional necessitamos aperfeiçoá-la. E para isto já estamos trabalhando no sentido de termos uma sede, uma secretaria própria, pequena que seja, mas que não seja virtual e que todos os seus associados possam se relacionar através dela. A conta bancária já está unificada e funcionando sem problemas.

3- Principais áreas de atuação.
A ALAT deve ter como principal área de atuação o fortalecimento da pneumologia em toda América Latina. E principalmente mostrar às outras grandes associações internacionais a qualidade da pneumologia praticada na AL, sob todos os aspectos. A idéia é como a de uma Federação, que inclua todas as sociedades de pneumologia da AL, sem que elas percam sua identidade, ao contrário, fortalecendo-as. Semelhante com o que ocorre com a ERS.

4- Como tem sido feita a troca de experiências entre as Sociedades e que benefícios os pneumologistas latino-americanos devem esperar da ALAT?

A troca de experiências ainda é muito heterogênea. Algumas sociedades participando mais, outras menos. Essa maior agregação também é um dos objetivos da atual Diretoria da ALAT.
Os benefícios para os pneumologistas latino americanos serão inúmeros, na medida em que maior for a participação e o envolvimento de todos. Por exemplo, já está em pleno funcionamento um programa de bolsas de curta duração – 6 meses – com a SEPAR, oportunidade única para a participação dos pneumologistas latino americanos em serviços renomados na Espanha.

4- Quais são as perspectivas para a ALAT e para a Pneumologia na América do Sul.
A ALAT será forte na medida em cada associação nacional incentivar, estimular e proporcionar a adesão de seus associados a ela.
Há dois anos atrás, foi feito um programa de adesão em massa – incluímos como associados da ALAT todos os associados de todas as sociedades nacionais da AL. Com isso conseguimos reunir, inicialmente, 6000 associados. É um número respeitável e significativo de sócios, em nível de qualquer outra associação internacional. E aí está nossa força.
Temos a clareza que isto talvez não represente, ainda, e de fato a nossa realidade, mas devemos caminhar nesta direção. Assim, a ALAT terá o tamanho, a força e a expressão que nós, pneumologistas latino americanos quisermos.

Nenhum comentário: