quinta-feira, 31 de maio de 2012

Asma Ocupacional : o que há de novo?

Amanhã, dia 01 de junho, dentro do Programa de Asma do DF, palestra sobre Asma Ocupacional.
A palestra será proferida no Auditorio do Hospital de Base do DF às 8:30 hs, pelo Dr. Mário Sérgio Nunes, Pneumologista e abordará o que há de novo sobre a relação Asma e Trabalho.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Asma tem programação intensa em Brasilia

O programa de Asma de Brasilia programou uma extensa lista de atividades a serem desenvolvidas durante o mês de junho em comemoração à Semana da Asma. O programa conta com 30 palestras nas diversas regiões administrativas de Brasilia e dois eventos principais. Um , no dia 22 de junho, no Auditório da FEPECS, na 501 norte em Solenidade Oficial e outro no dia 24 de junho, no parque da Cidade com a Caminhada da Asma.

domingo, 27 de maio de 2012

Internação por ASMA no Brasil

No quadro abaixo temos os números da inernações por Asma no Brasil nos anos de 2010 e 2011. A Iniciativa Global para a Asma (GINA) propõe uma redução destes números em 50% até o ano de 2015. Ou seja, temos muito trabalho à vista.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Asma no Sudeste

Os números da Asma na região Sudeste confirmam o sucesso dos Programas de Asma e da melhoria no acesso às medicações. Rodos os Estados tiveram desempenham acima de 55%.
Veja o gráfico

terça-feira, 15 de maio de 2012

Asma no Sul do Brasil

Abaixo o gráfico sobre as internações por Asma no sul do Brasil. Todos os Estados mantiveram um percentual acima de 65% na não internação de casos de asma. Um sucesso !

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Evolução gráfica das internações por Asma na região Centro Oeste do Brasil no período de 2000 a 2011.
A queda mais acentuada ficou por conta do Estado de Goiás. Fonte: Datasus/MS.

sábado, 12 de maio de 2012

Internação por Asma no Brasil. Um exemplo de sucesso.

A meta da redução no número de internação por Asma no Brasil proposta pela Global Initiative for Asthma   de 50% até o ano de 2015 já foi obtida na maioria dos Estados brasileiros (exceto por 8 deles). Resultado de um esforço  iniciado no final da década de 90 pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, por pneumologistas, pediatras, alergistas, profissionais de saúde de diversas áreas e continuado por toda a primeira década deste século.
O apoio do MS às iniciativas desencadeadas pelos profissionais de saúde resultou neste importante resultado para a Saúde Pública  do Brasil.
Um número enorme de pacientes deixaram de ser internados na rede pública liberando estes leitos para novos pacientes e mostrando que é possível sim gerenciar com sucesso um programa de saúde.
Parabéns a todos os que estiveram e estão comprometidos com os Programas de Asma no Brasil.


Asma no Brasil

O quadro abaixo mostra a evolução da internação por Asma no Brasil nos últimos 4 anos. O Estado que apresentou a evolução mais favorável foi Rondônia, seguido por PB, RJ, AL,SC e GO, todos com redução na internação acima de 30%.